segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Novo Pentecostes pelas águas do Marajó



Confira o relato da primeira viagem missionária do nosso barco

O dia 18 de novembro de 2010 foi um marco para a história da Missão Marajó. Desatadas as cordas, tanques abastecidos e embarcados todos os tripulantes, inclusive o mais importante deles, o Cristo eucarístico, o barco Novo Pentecostes começou a rasgar os rios da Ilha do Marajó em busca de comunidades ribeirinhas que há muito tempo não recebiam a visita do Cristo.

Veja, no relato dos missionários, um resumo do que foi esta primeira viagem:


Novembro foi o mês da nossa primeira viagem missionária no Barco Novo Pentecostes, adquirido em maio desse ano com a colaboração da instituição "Ajuda a Igreja que Sofre" e de doações dos membros da RCC.

Participaram dessa missão os missionários, Beto Bernardi, Virtes Romani, Ezequiel Dias e Pamela Rodrigues. Juntaram-se a eles as paroquianas Renata e Ivane, que muito contribuíram com os missionários. No comando do Barco estava o piloto sr. Maranhão.

Visitamos o Setor São Vicente, em duas etapas. A primeira, na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bom Jardim, reuniu nove comunidades, com seus dirigentes, catequistas e membros da equipe de liturgia.

A segunda etapa aconteceu na comunidade de Nossa Senhora das Graças na Boca do Rio Acapú e reuniu outras 10 comunidades da mesma forma.

Entre os dois encontros que aconteceram nos finais de semana, realizamos mais de 70 visitas às famílias. Nosso principal interesse nessas visitas foi conhecer a realidade dos ribeirinhos, sua forma de vida, como se sustentam, quais as condições de saúde, educação e da comunidade católica em si. Em cada casa que entramos fomos bem recebidos e também rezamos com as famílias.

Algumas visitas nos marcaram bastante, especialmente pelas situações de pobreza, doença e abandono que vivem alguns de nossos irmãos ribeirinhos.

Porém, o que mais nos alegrou foi realmente poder levar aos nossos irmãos do interior Jesus Eucarístico. Celebramos todos os dias, nos encontros e nas comunidades visitadas. Tivemos momentos de Adoração ao Santíssimo e também grupos de Oração nos encontros.

De fato o NOVO PENTECOSTES está acontecendo no Marajó!


Saiba mais:
Barco Novo Pentecostes inicia sua primeira viagem missionária
Missionários do Marajó em atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário