quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Como o Filho de Deus viria ao mundo através do sim de uma mulher que não estivesse livre de todas as manchas do pecado? Assim como tomamos todo o cuidado com o Cristo Eucarístico e seus tabernáculos, como o Pai não iria preocupar-se com aquela que viria a trazer em seu ventre o Seu próprio Filho?
O dia 8 de dezembro de todos os anos é dedicado a celebrar esta devoção tão popular e antiga da Igreja Católica, a da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, que afirma que Maria foi concebida, desde o ventre de sua mãe, Santa Ana, sem pecado original, e permaneceu sua vida inteira sem a mancha de qualquer pecado pessoal.
Neste mesmo dia do ano, em 1854, o papa Pio IX, por meio da bula Ineffabilis Deus, declarou isto – antes uma devoção popular - como dogma da Igreja. Diz a bula: “Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua concepção, foi por singular graça e privilégio de Deus onipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original, foi revelada por Deus, portanto, deve ser firme e constantemente crida por todos os fiéis” (DZ 2803).
Guardava e meditava em seu coração
Maria é modelo de entrega e oração. Assim como ela guardava as coisas de Deus em seu coração e as meditava, também podemos fazer isto. Dessa maneira, seremos mais próximos de Jesus, mais amigos de Deus.
Aproveitemos as práticas espirituais do projeto Amigos de Deus e vamos celebrar este dia mariano fazendo a récita do Santo Rosário. Confira neste link os subsídios do projeto.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário